terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ponta Negra - Natal (Rio Grande do Norte)

Ponta Negra, bem para além de ter vivido nesta zona da cidade de Natal durante uns maravilhosos 6 meses, tive a sorte de conhecer uma praia óptima para iniciar à prática da modalidade.

A onda de Ponta Negra é um beach break clássico, funciona bem com todo o tipo de marés e todo o tipo de swell, contudo quando chegava um swell de Nordeste as condições melhoravam muito. Ao longo de todo o comprimento da praia é possível encontrar pranchas para alugar, bem como alguns locais que estão disponíveis para te dar umas aulas de iniciação. Se o objectivo for ficar por mais de um mês aconselho a alugar uma prancha ou no Robson ou no Jorge. Estes dois locais são bastante conhecidos por qualquer surfista de Ponta Negra. 

Assim, para alguém que alguma vez tiver o privilégio de viajar até este paraíso tropical tem que experimentar viver como um verdadeiro brasileiro e provar um açai, água de coco, marisco e juntando a uma bela surfada finalizar o dia com um forro. 

Falando mais sobre a onda desta praia. A primeira vantagem que identifico é o facto de a agua ser bastante quente, pelo que se pode estar na agua 3 ou 4 horas sem que isso seja um incómodo. Outra vantagem é qualidade de surf dos locais, é normal ver neste beach break locais a mandar grandes aéreos, rasgadas e batidas, sem dúvida te leva a querer surfar melhor que eles ou pelo menos tanto quanto eles. Existem ao longo de todo o comprimento da praia diversos picos, para todos os gostos e feitios, iniciantes ou experientes, normalmente quanto mais te afastas do morro do careca melhor a qualidade das ondas. O tamanho normal desta onda diria que varia entre 1 metro e metro e meio, nas melhores ondas é possível encontrar secções que permitem várias manobras, e em dias clássicos é normal ver secções tubulares.

O localismo, varia também com os picos, mas não considero este um grande problema. Se respeitares os locais e deixares ires nas melhores ondas não haverá problemas, todavia com o tempo vais ganhando confiança e começas a ser respeitado e acarinhado pelos locais.

Vista Geral da Praia de Ponta Negra,



Onda em Ponte Negra, é possível ver que consegue por vezes abrir secções tubulares.


Eu procurando a direita, com o meu irmão, local de Ponta Negra, que surfa muito, Marco Merlini!


Boas ondas e força na remada =D,

João Telmo

1 comentário: