Este surfista, ainda não é muito conhecido pela comunidade geral, mas já bastante admirado pelo amantes da modalidade é o tema em foco nesta bela noite de domingo.
John John Florence viveu praticamente toda a sua vida no Hawaii e é local da onda mais famosa do mundo - Pipeline. Kelly Slater recentemente referiu-se sobre John John Florence da seguinte forma "He is gonna win the contest (Pipe Masters) in next twenty years!", precisamente após a sua vitória nos quartos de final de Pipeline Masters.
As suas pontuações ao longo do torneio não deram a mínima chance a qualquer outro surfista, John John surfa esta onda como ninguém e em qualquer tipo de maré e swell. É exímio em atrasar o drop e sair no spray com a maior das facilidades, em conseguir apanhar as maiores ondas do dia e fazer backdoor sempre bastante atrasado no tubo. Ainda mais recentemente numa final impressionante, no Volcom Pipe Pro, com Jamie O'Brien, nos últimos segundos fez uma onda de 10 pontos virando a bateria que estava a ser liderada por JOB desde o minutos iniciais.
John John é especialista em onda tubular, com potência, mas como a sua vitória na tripla coroa havaiana demonstra é também um atleta multi facetado. Em Haliewa chegou as meias finais, numa onda que exigia muitas manobras radicais essencialmente aéreos inovadores. Venceu categoricamente em Sunset com ondas gigantes, uma onda que exigia um power surf, tubos apertados e rasgadas e batidas no seu limite. Em Pipeline demonstrou todo o seu talento e conhecimento da onda conseguindo os mais altos scores ao longo de todo o torneio, infelizmente um Kelly Slater inteligente, e uma prioridade mal cedida por parte do jovem talento ditaram a sua eliminação na mais famosa onda do mundo.
Este será o seu primeiro ano completo no World Tour, estamos ansiosos para ver o que John John Florence é capaz mas uma coisa é certa inovação tubos impossíveis, aereos espectaculares e manobras no limite são um dado garantido.
O vídeo abaixo demonstra a relação do surfista havaiano com as ondas portuguesas. Relembro que fez uma grande meia final na Ericeira e conseguiu um bom resultado em Peniche.
Ainda esta onda gigante (Double Wave) só ao alcance dos verdadeiros campeoes. Pipe Masteres 2011
Por último uma imagem que Johh John nos habituou nestes últimos meses, um "Perfect Ride" em Pipeline.
Boa Sorte, John Florence.
João Telmo
Sem comentários:
Enviar um comentário